Depureco Portugal

Ligue-nos

+351 220047700

Encontre a sua solução ideal!

Fale connosco

Contacte-nos

[email protected]
Higiene e segurança da indústria alimentar - Depureco

Higiene e segurança da indústria alimentar

michele

O principal objetivo para todos os profissionais que produzem pão, biscoitos e bolos deve ser um alto nível de higiene no local de trabalho, assim como, nos utensílios e fornos com que trabalha.
A utilização de um aspirador industrial ou um sistema de aspiração central torna-se imprescindível para evitar potenciais contaminações.

A natureza inflamável de algumas matérias-primas pode representar um risco acrescido para o trabalhador e o ambiente que o rodeia.

A segurança é a principal característica dos equipamentos Depureco.
Todos os aspiradores de pó da Depureco cumprem os padrões de segurança mais elevados, para a proteção do trabalhador e do meio que o rodeia.

Ingredientes como cereais, farinha e amido são alguns exemplos de matérias combustíveis. Estes elementos, utilizados nas padarias, são libertados durante o processo de mistura dos ingredientes, tornando o local de trabalho um ambiente de risco constante.

Os aspiradores Depureco foram concebidos para evitar qualquer fonte de ignição, tornando segura a sua utilização em ambientes potencialmente inflamáveis.

A Depureco fornece também uma ampla gama de ferramentas para a indústria agroalimentar.
Se quiser saber mais, visite Food, pharma & oem.

O que significa ATEX? Depureco

O que significa ATEX?

michele

O nome tem origem nas palavras ATmosferas EXplosivas e acrónimo ATEX refere-se especificamente a duas diretivas da União Europeia:

  • 2014/34/UE que regula equipamento para uso em zonas com risco de explosão elevado. Esta diretiva é especificamente dirigida aos fabricantes de equipamentos destinados a áreas de trabalho potencialmente explosivas, e por esse motivo, a certificação é obrigatória.
  • 99/92/CE diz respeito à saúde e segurança do trabalhador que opera em atmosferas potencialmente explosivas. Por conseguinte, aplica-se a todos os ambientes com risco de explosão, onde as instalações e os equipamentos certificados são utilizados.
Uma atmosfera potencialmente explosiva pode conter dois tipos diferentes de combustíveis:
Dust
Poeira
Gas
Gás

Além do combustível, para ocorrer uma explosão, são necessários mais dois elementos: um agente combustível (normalmente o oxigénio) e uma fonte de ignição. Estes três elementos formam aquilo a que se chama: o triângulo de explosão.

Triângulo de explosão - Depureco
  • Combustível: poeira ou gás
  • Agente Combustível: normalmente oxigénio
  • Fonte de ignição: qualquer evento que forneça uma fonte de energia capaz de provocar uma explosão

Se um dos três elementos do triângulo acima referido faltar, não ocorrerá uma explosão.
Os aspiradores industriais Depureco com certificação ATEX são desenvolvidos para evitar qualquer fonte de ignição decorrente da utilização dos mesmos. Isto é aplicado à zona potencialmente explosiva que envolve o aspirador, bem como, a área interior do equipamento. Todos os aspiradores industriais Depureco com certificação ATEX são construídos para que o interior do aspirador possa ter a certificação ATEX Z20.

Todos os aspiradores Depureco ATEX são adequados para a extração de poeiras, incluindo poeiras explosivas e compatíveis com áreas de risco.

ATENÇÃO! Alguns aspiradores disponíveis no mercado, geralmente os mais económicos, são certificados para operar em áreas de risco de explosão mas não são adequados para a extração de material explosivo. Nós recomendamos sempre que confirme com o fabricante do aspirador se o equipamento é adequado para a extração de material potencialmente explosivos e aconselhamos que leia atentamente o manual de utilizador, para garantir que o equipamento cumpre os requisitos que procura.

Entre alguns exemplos de materiais potencialmente explosivos que podem gerar áreas de risco, podemos encontrar: açúcares, rações, metais, carvão, plástico, têxteis, produtos químicos, produtos farmacêuticos semi acabados, névoas, gases de hidrocarbonetos, gases de mineração, poeira de grãos, amido e produtos ricos em amido, etc. Existem valores de concentração de combustível (gás ou poeira) na atmosfera que são decisivos para promover a ignição de uma explosão. Com a poeira em particular, o tamanho das partículas é um fator, pois pode favorecer uma maior dispersão no ar. O perigo de uma atmosfera atex é aumentado pela temperatura, velocidade do ar e das partículas, humidade e pressão atmosférica. Dependendo da probabilidade do risco de explosão, será necessário usar equipamentos com diferentes níveis de certificação e segurança. Quanto maior a probabilidade de ocorrer uma explosão, maior o nível e o rigor das medidas de segurança que devem ser acionadas.

A tabela seguinte apresenta as áreas identificadas pela legislação em vigor:

ZONE 0 20 1 21 2 22
Substância que origina a atmosfera potencialmente explosiva GÁS POEIRA GÁS POEIRA GÁS POEIRA
Presença do explosivo na atmosfera CONTÍNUO CONTÍNUO PROVÁVEL PROVÁVEL POSSÍVEL POSSÍVEL
Categoria do Equipamento 1G 1D 2G 2D 3G 3D